Currículo do CDF ― Humanas

Há uma certa confusão entre nós, brasileiros, acerca do que chamamos de “Ciências Humanas”. São disciplinas que, na tradição acadêmica inglesa, cabem em dois grupos distintos, embora relacionados: as Humanities, ou Humanidades, e as Social Sciences, ou Ciências Sociais. Estas últimas são mais fáceis de definir, como disciplinas que adaptaram o método científico (hipotético‐dedutivo e empírico‐indutivo) a questões referentes ao comportamento dos seres humanos como seres sociais. Suas teorias surgem a partir de procedimentos lógicos aplicados a hipóteses que são postas à prova por observações e experimentos criteriosos. Elas estudam tanto os indivíduos inseridos em sociedades quanto as sociedades como um todo. Incluem a Psicologia, a Linguística, a Antropologia, a Arqueologia, a Sociologia, a Economia, a Ciência Política, pra ficar apenas nas principais. (Você pode pesquisar na Wikipedia sobre o que cada uma delas trata.)

As Humanidades, por outro lado, reúnem um conjunto de disciplinas que tratam de aspectos analíticos e descritivos das diversas manifestações culturais humanas. Incluem os campos da História, da Filosofia, do Direito, da Literatura e das Artes em geral. Essas disciplinas não têm, propriamente, um método científico guiando suas análises. Suas teorias são visões apriorísticas de mundo, muito particulares dos pensadores que as formulam, e que se mostram úteis para interpretar e criticar as diversas manifestações culturais, atribuir sentidos e valores a essas manifestações e construir narrativas coerentes a partir delas.

As Humanidades até podem se valer de técnicas, raciocínios e métodos “emprestados” das Ciências Sociais, mas não são, em si mesmas, ciências, num sentido rigoroso do termo. As “teorias” das Humanidades são melhor chamadas de doutrinas ou ideologias. E, assim como as Humanidades podem ser influenciadas por descobertas das Ciências Sociais, as Ciências Sociais também acabam sendo muito influenciadas pelas ideologias das Humanidades, por vezes até mesmo prejudicando a aplicação dos métodos científicos que as Ciências Sociais tentam seguir. É o que se quer dizer quando se acusa uma determinada teoria das Ciências Sociais de ser muito ideologizada.

Uma ideologia que é bastante influente nas Humanidades e nas Ciências Sociais na América Latina, e sobretudo no Brasil, é o marxismo, que leva o nome de seu principal formulador, o filósofo (e sociólogo, e economista, e cientista político, e historiador) Karl Marx, que viveu no século 19. São pelo menos 40 anos em que a maioria dos estudantes dos cursos brasileiros de bacharelado e licenciatura em História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, etc., são ensinados e formados segundo uma linha doutrinária majoritariamente marxista. Não é de se espantar, pois, que a quase totalidade dos livros didáticos, bem como de apostilas de cursinhos, provas de vestibulares e do próprio Enem, apresentem uma leitura marxista do mundo como a única válida ou “correta”.

Mais um problema que afetou as Humanidades e Ciências Sociais (e também as Ciências Exatas e Naturais, em menor grau), foi que, com tantas disciplinas obrigatórias, simplesmente não dá tempo dos professores ensinarem e dos estudantes aprenderem muita coisa. Quando Sociologia e Filosofia não eram obrigatórias, havia mais tempo de aula de História nas grades horárias dos colégios. Havia coleções de três livros de História (“Antiga e Medieval”, “Moderna e Contemporânea”, e “do Brasil”), cada um com tanto conteúdo quanto um atual “volume único” dessa disciplina.

É por isso tudo que, não é exagero nenhum dizer, você não aprenderá História, Geografia, Filosofia, nem Sociologia, de verdade, com seus professores, ou nos livros didáticos que eles indicarem pra você. E nem nas apostilas dos melhores cursos pré-vestibulares. Você só vai ver uma grosseira simplificação, quando não uma deturpação, do que essas disciplinas realmente deviam ser. Mesmo assim, você vai precisar estudar essas disciplinas, porque, afinal, elas constam do Enem e dos Vestibulares. E vai ter que estudá‐las da maneira precária, limitada, ideologizada com que são ensinadas nas escolas, porque é dessa maneira que elas são cobradas nas provas de seleção para as universidades.

Recentemente, algumas das maiores editoras de livros didáticos do país puseram em livre acesso diversas coleções aprovadas no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), incluindo várias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A Moderna e a Saraiva são as que oferecem mais opções. Selecionei algumas delas pra compor o Nível Básico do Currículo do CDF para “Humanas”. Siga esta ordem das disciplinas dada abaixo. Dentro de cada disciplina, você começa o segundo livro mais ou menos quando estiver na metade do primeiro. Desta forma, você usará um para revisar o outro. (Os livros de Artes e Literatura são para baixar.)

Se você estudar apenas um livro de cada par, seu cérebro vai ter dificuldade de saber, dentre aquelas informações todas, quais são as mais importantes pra guardar. Agora, se você estuda pelo menos dois livros em momentos diferentes, o que for mais importante vai aparecer repetido nas duas obras, e o que for secundário, apenas em uma delas. Seu cérebro terá, então, uma indicação para reconhecer o que é realmente importante de guardar.

Para História:

Para Geografia:

Para Sociologia:

Para Filosofia:

Para Artes:

Para Literatura:

Despois que você terminar o nível básico de “Humanas”, dependendo da carreira que você queira seguir, você pode avançar para o Nível Intermediário com os livros abaixo:

Alguns desses livros estarem em Inglês deve ser um mero detalhe pra você. Use o Google Tradutor ou o Bing Translator para traduzir palavras e frases que você não entender. No início, será mais difícil, mas rapidamente você vai ampliar seu vocabulário, e quando você se der conta, já vai estar lendo quase com a mesma facilidade que livros em Português.

Eu poderia indicar outros mais, que seriam de “Nível Avançado”; mas, francamente, você não vai precisar mais do que estes acima para já ficar muito à frente dos seus concorrentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s