Currículo do CDF ― Português

A tarefa de aprender a chamada norma culta do Português Brasileiro, que nunca foi fácil, é atualmente muito mais penosa do que era no passado. Muitos livros de Português voltados para o Ensino Médio parecem os que antes eram adotados no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Eles vêm com mais ilustrações do que textos, com mais textos de leitura do que apresentação teórica da gramática, com poucos e fáceis exercícios.

Por outro lado, os livros de Português no atual século vêm se beneficiando de pesquisas acadêmicas na área de Linguística que denunciam a artificialidade da tal “norma culta”, que nem as pessoas mais escolarizadas de fato usam, nem em suas conversas, nem em seus textos. Muitos fenômenos linguísticos caracterizados como “erros de Português” na tradição gramatical fazem parte da mudança natural da língua.

As gramáticas de referência, em nível de graduação, produzidas neste século, buscam mais descrever a “língua viva” (e por essa razão são chamadas de gramáticas descritivas), aquela que efetivamente é usada pelos mais variados setores da população e nas mais diversas regiões do País, do que normatizar como as pessoas deveriam usar a língua (as assim chamadas gramáticas normativas), aquela que se convencionou chamar de “norma culta”.

Se é pra adotar alguma variante linguística como “norma” a ser seguida em comunicações oficiais dos setores públicos e privados, que seja então baseada nos padrões de fala e escrita de verdade das pessoas com escolaridade superior, que já incorporaram muitas características dos usos mais coloquiais e populares.

Mas as maiores dificuldades dos estudantes nem são tanto os tópicos gramaticais, mas a interpretação e a produção de textos. Daí que os livros didáticos de Português dão cada vez mais espaço a essas atividades; mas às vezes o fazem ao custo de um ensino mais superficial de tópicos gramaticais. É difícil para os autores encontrarem um bom equilíbrio entre esses dois aspectos do domínio da língua. Por isso, o melhor é usar livros separados, dedicados cada qual a uma dessas “dimensões” do estudo do Português.

Este Currículo de Português está organizado em três níveis. Siga a ordem apresentada nesta lista. Avance nela o máximo que você puder. São todos livros de autores consagrados, e amplamente usados na preparação para o Enem, vestibulares e concursos públicos.

Nível Básico:

Nível Intermediário:

Nível Avançado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s