Currículo do CDF ― Matemática

O segredo para dominar o extenso conteúdo dessa disciplina é estudar os mesmos assuntos repetidas vezes, cada vez com mais profundidade. A cada vez, as dúvidas vão sendo dirimidas, o raciocínio fica mais afiado, a memória se fortalece.

Dadas as deficiências que os estudantes, mesmo os CDFs, costumam trazer do Ensino Fundamental, não dá pra começar logo com coleções próprias para o Ensino Médio. Tem que começar revisando toda a matéria desde pelo menos o sexto ano. Depois, continuar com uma coleção em conformidade com a nova BNCC. E só então, partir para coleções minimamente decentes.

Nível Ridículo:

Dez livrinhos só pra tapar os buracos da sua formação. Se você optar por uma faculdade na área de “Humanas”, talvez eles bastem para você.

Nível Primário:

Duas coleções para quem optar pela área de STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) não passar vergonha quando chegar na faculdade.

Nível Elementar:

Há décadas, as duas primeiras coleções são verdadeiros “rituais de passagem” para CDFs. Mas como são muito extensas, não perca tempo com os exercícios mais fáceis (aqueles que, só de ler o enunciado, você já tem uma ideia de como fazer), e privilegie os mais difíceis (aqueles que, quando você olha, pensa, “Mas que p**** é essa?”). Acompanham dois roteiros exclusivos de estudo, um com só FME, outro com FME e NM.

(Para Desenho Geométrico, é só seguir a ordem das páginas do arquivo. Sim, faltam os primeiros capítulos, que trazem só conceitos muito básicos.)

Nível Americano:

Se conseguir chegar até aqui, você poderá dizer que sabe alguma coisa de Matemática e Computação. (E daí que são em Inglês? O Google Tradutor e o Bing Translator estão aí pra isso.)

Observação importante! Preparação para IME, ITA e Olimpíadas é outro departamento. Tem que ser livros muito focados no conteúdo que é cobrado nas provas e no tipo de questões dessas provas. Se é isso que você quer, busque orientação no Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s