Reboot do Guia

Pensei melhor, e resolvi continuar com o Guia do CDF. Nesses anos todos, ele de fato se tornou uma referência importante para muitos estudantes. Mas vou remover muitas postagens, deixando só as que considero mais relevantes, transformadas em páginas fixas.

Quem quiser acessar as postagens removidas, poderá encontrá-las no Web Archive. (Aliás, esta é uma dica valiosa: muitos websites que não existem mais, ou que já mudaram bastante, têm suas versões mais antigas preservadas lá.)

A Estante do CDF também foi “desmontada”. Ficaram só os livros que integram o novo Currículo do CDF. Este, por sua vez, eu simplifiquei bastante, porque estava ficando muito distante da realidade dos estudantes. (Mas continua muito mais avançado que qualquer currículo oficial!)

Não esperem novas postagens de conteúdo. Vinte páginas/postagens está de bom tamanho. Só vou corrigi-las e atualizá-las de vez em quando. Mas vou continuar atento aos comentários, sempre, para respondê-los o mais rápido possível.

Mais do que nunca, bons estudos pra vocês!

7 comentários sobre “Reboot do Guia

  1. Oi, estou muito feliz que tenha voltado, e como não consigo comentar na página, vou fazer aqui mesmo, tem algum motivo específico para trocar os livros iniciais da OpenStax de matemática pelos Matemática Bianchini e Conexões: Matemática e suas Tecnologias?

    Curtir

    • Oi, Juli. Tem sim: tempo. Os livros da OpenStax são excelentes, mas têm dois inconvenientes para estudantes brasileiros: são muito extensos, com mais de mil páginas cada um, e são em inglês. Embora seja perfeitamente viável estudar esses livros com o auxílio da tradução automática dos navegadores, isso torna o estudo mais demorado. E numa etapa, de “tapar buracos” na formação dos estudantes, que não deve ser muito demorada, pra poder começar o mais breve possível os livros pré-universitários propriamente. Mas se você já começou a estudar pelos livros da OpenStax, e está conseguindo progredir num bom ritmo, continue com eles. Os autores nacionais ainda têm muito que aprender com os autores da OpenStax!

      Curtir

      • Muito obrigado, eu vou continuar sim. Eu tenho dado prioridade aos livros que não tem as respostas em rosa porque me atrapalham demais, e como eu não achei a versão que não seja o livro do professor desses eu preferi usar os que tem o gabarito no final.

        Curtir

      • No caso dos da OpenStax, se você preferir usar as versões online web ao invés dos PDFs, as respostas vêm logo após as questões, mas você precisa acionar um botão na interface para elas aparecerem. É muito mais prático do que procurar no final do livro. Como eu disse, os autores nacionais têm muito o que aprender com os estrangeiros.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s