O Guia do Guia

O Guia do CDF já tem onze anos! Nesse tempo, acumulou pouco mais de 50 postagens. Por isso, resolvi fazer esta postagem, para orientar os recém-chegados a fazer o melhor uso do site.

Nenhum comentário

O Guia do CDF já tem onze anos! Nesse tempo, acumulou pouco mais de 50 postagens. Em média, foram apenas 4,8 postagens novas por ano. Na verdade, houve muito mais “repostagens” de páginas antigas que foram modificadas, divididas ou expandidas do que páginas novas.

É que nunca foi meu intento “engajar” visitantes ou acumular seguidores como nas redes sociais. Não quero que meu público-alvo (vocês, estudantes CDFs) retornem todos os dias, o ano inteiro, em busca de “novidades”. Porque eu entendo que a maior parte do seu tempo vocês tem que passar estudando em livros, não se entretendo na internet.

O comportamento que eu espero dos meus leitores é que vocês descubram o Guia ao pesquisar sobre melhores livros, técnicas de estudo, roteiros de preparação, talvez por indicação de colegas. E, uma vez que encontrem o que buscam e sanem suas dúvidas, sejam capazes de traçar um plano de estudo e segui-lo, sem precisarem retornar aqui toda hora. Quero ajudar vocês a ganharem autonomia nos seus estudos. Por isso, sempre procurei limitar a quantidade de postagens.

Mesmo assim, 50 e poucas postagens é uma quantidade razoável, equivalente a um pequeno livro. E como, diferente de um livro, num site com formato de blog os leitores podem começar a ler em qualquer página (geralmente na mais recente, mas não necessariamente), e passar para as outras em qualquer ordem, você pode ficar meio confuso, sem saber como “encaixar” um monte de recomendações dispersas em aparente aleatoriedade.

Por isso, resolvi fazer esta postagem, que ficará sempre no topo, para orientar os recém-chegados a fazer o melhor uso do Guia do CDF. É o “Guia do Guia”.

Se você procura inspiração e motivação para estudar, ou quer conhecer as técnicas de estudo mais proveitosas, consulte as Páginas Especiais aqui à direita. As cinco primeiras, mais motivacionais, constituem o “núcleo fundador” do Guia. Foram as primeiras que escrevi, mesmo que as datas delas não sejam muito antigas. (Elas foram repostadas várias vezes.) As quatro seguintes talvez sejam as mais importantes de todo o Guia, pois tratam de aspectos práticos de como se organizar para fazer seus estudos renderem ao máximo.

Se você busca orientações mais específicas sobre uma disciplina em especial, com dicas de melhores livros (e porque eu considero eles melhores), inclusive sugestões de sequência em que devem ser lidos, use as Categorias listadas à direita. Uma mesma postagem sobre uma determinada disciplina ou coleção pode estar incluída em mais de uma categoria, dependendo de como eu discuto o assunto. Você pode também, de dentro de uma postagem, passar para outra(s) semelhante(s) da(s) mesma(s) categoria(s).

Se você veio aqui à procura de um livro específico, pode ir direto à postagem Todos os Livros da Estante do CDF. Se você quiser saber porque um determinado livro está listado lá, procure entre as postagens da categoria Estante do CDF. (Mas nem todos os títulos disponibilizados na Estante do CDF fazem parte do Currículo do CDF, que descrevo a seguir.)

A parte mais ambiciosa daqui do Guia, porém, é a série de postagens que denominei Currículo do CDF. É simplesmente um roteiro completo com a sequência de livros (quase todos incluídos na Estante do CDF) que você deve estudar para entrar com os dois pés direitos numa boa universidade pública, qualquer que seja o seu curso. (Eu disse que era uma iniciativa ambiciosa…)

Na Apresentação do Currículo do CDF eu explico porque tomei essa iniciativa. Em Áreas de Interesse, eu descrevo uma visão geral do Currículo, conforme a área do conhecimento que o estudante pretende seguir na universidade. Você pode não saber ainda que curso vai seguir, mas com certeza já sabe que áreas do conhecimento mais te atraem. Pois bem, siga seu instinto…

As outras postagens do Currículo do CDF trazem as mesmas indicações, só que separadas por disciplinas: Currículo de Matemática, Currículo de Ciências, Currículo de Humanas, Currículo de Português, Currículo de Inglês. Eu também justifico minhas escolhas para cada disciplina nessas postagens. Porque talvez você já tenha seu planejamento de estudos razoavelmente pronto, e queira seguir apenas uma ou outra disciplina na sequência que eu recomendo.

Como você pode ver, aqui no Guia do CDF você não tem um pacote pronto que você precisa comprar na íntegra. Você pode escolher, de todas as dicas, conselhos e recomendações que eu faço, aquilo que você acha que pode ser útil pra você, que vai se encaixar na sua programação de estudos.

Por fim, você pode falar diretamente comigo nas seções de comentários em cada postagem. Tenho o maior prazer em tirar dúvidas e dar conselhos a estudantes interessados em aprender de verdade!

Tudo de graça. Sem anúncios irritantes. Sem telas de login. Sem firulas nem frescura. Papo reto. Respeitando sua inteligência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s