Currículo de Humanas ― Livros Nacionais e Estrangeiros

Nenhum comentário

Já discorri em outra postagem sobre os problemas que afetam o ensino das disciplinas das Humanidades e das Ciências Sociais, aqui no Brasil chamadas conjuntamente, e um tanto equivocadamente, de “Ciências Humanas”. Também protestei contra a dissolução das disciplinas na nova BNCC do novo Ensino Médio. E prometi um “currículo alternativo” pra quem quiser chegar preparado numa boa universidade. Sem mais delongas, aqui está o Currículo de Humanas do Guia do CDF:

Não entendeu? Explico. Não é difícil…

Pré-requisitos são livros muito básicos, que trazem, no meu entender, o que os alunos CDFs já deviam chegar no Ensino Médio sabendo. Aqui, quaisquer coleções tradicionais do Ensino Médio serviriam. Optei por algumas bastante usadas, de autores consagrados, e que foram colocadas em livre acesso pela Editora Moderna. As setas entre uma e outra indicam a ordem que eu acho recomendável que elas sejam estudadas: primeiro, a História, pra entender como o mundo se tornou o que é hoje; depois, a Geografia, pra entender como o mundo é hoje; por fim, a Sociologia, pra entender como as sociedades humanas, a brasileira em especial, lidam com o mundo como é hoje.

STEM é uma sigla em Inglês para Science, Technology, Engineering, Mathematics (Acho que não preciso traduzir pra você, não é?), formando uma palavra que significa “tronco”. É o que muitos educadores, economistas e intelectuais estrangeiros reconhecem como as áreas do conhecimento que são cruciais para o desenvolvimento dos países no atual século. (Meio óbvio, não?) Aqui, indica os livros que trazem um conhecimento de Humanidades que eu considero mínimo para alguém que vai cursar Ciências Exatas, Ciências Naturais, Computação, Engenharias e outras áreas da Tecnologia. Se você pretende fazer faculdade nessas áreas, siga esta sequência, mas só depois de você cumprir os Pré-Requisitos.

Os títulos dos livros deixam claro do que cada um trata. Os dois “Glencoes” eu reuni num único arquivo. O livro de geografia serve para mostrar como as pessoas dos países desenvolvidos costumam enxergar o mundo. Os livros estarem em Inglês é um mero detalhe… Use o Google Tradutor ou o Bing Translator para traduzir palavras e frases que você não entender. No início, será mais difícil, mas rapidamente você vai ampliar seu vocabulário, e quando você se der conta, já vai estar lendo quase com a mesma facilidade que livros em Português. E isso vai fazer uma enorme diferença a seu favor, quando você estiver na faculdade!

Se você pretende fazer um curso como História, Filosofia, Letras, Artes você deve seguir a sequência de livros indicada para Humanidades, mas só depois de você completar a sequência de STEM. Quer dizer, você deve chegar à faculdade conhecendo desses assuntos no mínimo o dobro do que alguém que vai fazer Computação ou Engenharia precisa conhecer. (Faz sentido, não?)

Por fim, se você quer fazer Ciências Sociais (Antropologia, Arqueologia, Sociologia, Economia, Psicologia), você deve, depois da sequência de STEM, ao invés de seguir a sequência de Humanidades, estudar Psicologia, Sociologia e Economia, as três ciências basilares para entender os humanos. (O sinal de + é porque esses livros da OpenStax são pra serem estudados paralelamente.)

Ah, mas e você não pode pular etapas, saltando, por exemplo, dos Pré-Requisitos direto para a sequência de Humanidades? Pode. É uma alternativa pra quem tem pouco tempo até os exames. Mas se você tiver tempo disponível, evite dar essas saltos. Porque o sentido de seguir a sequência proposta é fixar as informações mais importantes, que serão vistas e revistas a cada etapa, e cada vez com mais profundidade.

Se você estudar apenas uma coleção de História, por exemplo, ainda mais se for aquela que traz mais conteúdo, seu cérebro vai ter dificuldade de saber, dentre aquelas informações todas, quais são as mais importantes pra guardar. Agora, se você estuda pelo menos duas coleções em momentos diferentes, o que for mais importante vai aparecer repetido nas duas obras, e o que for secundário, apenas em uma delas. Seu cérebro terá, então, uma indicação para reconhecer o que é realmente importante de guardar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s