Elementos de Geometria e Desenho Geométrico na Estante do CDF

Nenhum comentário

Eu já havia encerrado a série de postagens da Estante do CDF, pois julgava que já havia livros o bastante para entreter um estudante que queira se preparar não só para o Enem ou os vestibulares, mas também para o que vai encarar no primeiro ano de uma boa graduação, qualquer que seja o curso escolhido. Mas para esta última finalidade, ainda faltava uma obra de um assunto que foi banido do Ensino Médio há muito tempo: o Desenho Geométrico.

Nas últimas três décadas, os estudantes só têm contato com esta disciplina superficialmente no Ensino Fundamental, e depois nunca mais. Antigamente, caía até nos vestibulares do IME e do ITA! Também vestibulares para cursos de arquitetura tinham provas específicas sobre isso. Mas desde que a cobrança foi abolida, que a disciplina sumiu da grade curricular.

É uma pena, porque trabalhava não só as habilidades manuais com régua e compasso, como sobretudo fortalecia o raciocínio geométrico, muito importante pra quem vai pra área de Exatas, seja em nível técnico, seja em nível superior. Alguns conceitos, como as cônicas, deveriam ser apresentados como lugares geométricos dentro do Desenho Geométrico, antes de estudar sua representação na Geometria Analítica. É simplesmente absurdo ensinar que o gráfico da função quadrática é uma parábola sem antes ensinar o que é uma parábola, quais são seus elementos, suas propriedades, etc., coisas que só se entende realmente construindo geometricamente uma parábola.

Pode-se argumentar que softwares de desenho gráfico como o Geogebra tornaram obsoleta a prática do desenho geométrico manual. É como dizer que os teclados tornaram desnecessário aprender a escrever à mão, e que calculadoras dispensam o aprendizado da tabuada.

Se você quer ter um conhecimento mais profundo da Geometria Euclidiana, que vá além das fórmulas decoradas dos livros, e tem tempo livre sobrando no seu planejamento de estudo, aqui está a coleção que era a mais completa e didática usada antigamente: Elementos de Geometria e Desenho Geométrico, de José Carlos Putnoki “Jota” (era assim que o nome do autor figurava na obra, com aspas).

São nada menos que seis livros em formato grande, três com teoria e um pouco de exercícios, e outros três “Cadernos de Atividades” só com exercícios (inclusive questões de vestibulares do ITA). Eu mesmo escaneei, reordenei e juntei tudo num só arquivo; mas depois achei por bem redividi-lo em dois: o primeiro apenas com a curta introdução teórica do primeiro volume, o segundo com o restante da coleção, que trata das construções geométricas propriamente. (Por isso são dois links acima.)

Estes são os “livros do professor”, que trazem todas as soluções dos engenhosos exercícios. Mas tem um problema aí: como, nos “cadernos de atividades”, os exercícios eram pra ser feitos nos próprios livros, os espaços que nos “livros do aluno” vinham em branco estão cobertos com as resoluções nesta versão. Sugiro que você use papel de seda para transferir os dados iniciais dos problemas (os pontos, segmentos, arcos, etc., posicionados em locais específicos da página) para um bloco de desenho (de gramatura 120 g/cm², pelo menos), resistindo à tentação de “colar” da solução apresentada. O trabalho extra valerá a pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s