Todos os livros da Estante do CDF estão aqui

40 comentários

Olá, seguidores do Guia do CDF. Como vocês sabem, comecei este ano a disponibilizar versões em PDF de coleções de livros que não são mais publicados, ou de edições antigas de obras que ainda são publicadas. (Com exceção dos FME, em que disponibilizo a edição mais recente, já que as antigas são quase idênticas em conteúdo.) Mas começaram a surgir links diretos para os arquivos a partir de sites que cobram acesso, o que acho uma tremenda sacanagem, já que eu ofereço os arquivos de graça.

Resolvi, então, mudar todos os links e removê‐los das postagens em que aparecem, pra interromper os acessos a partir dos tais sites. A partir de agora, estarão todos aqui nesta postagem, que ficará fixa no alto do blog. E vamos ver por quanto tempo vai funcionar…

(Ao clicar em cada link abaixo, na janela que abrir, não espere os arquivos serem exibidos; clique logo em “Baixar”, na parte de cima, à esquerda.)

Livros de Ciências Exatas e Naturais:

Livros de Humanidades:

Livros de Inglês:

Pro primeiro ano:

Pro segundo ano:

Pro terceiro ano:

40 comentários em “Todos os livros da Estante do CDF estão aqui”

  1. Boa tarde, Serjão! Desculpa incomodar, pretendo começar a estudar matemática, estou no ensino médio, uma base bem pobre, estava pensando em começar pelos livros “Projeto Teláris”, de Luiz Roberto Dante, a coleção do 6° ao 9°, em seguida “Matemática ciência e aplicações”, de Gelzon Iezzi, a coleção do 1° ao 3° do ensino médio. É uma boa ideia? Ou recomenda substituir algum por outra coleção? Vou estudar sozinho, consigo entender matemática sem dificuldades (apesar de não ser bom nela) e tenho uma belíssima memória.

    Curtir

    1. Boa tarde, Matheus! Sua estratégia é boa sim. Começar com uma coleção do Fundamental 2 e prosseguir com outra básica do Ensino Médio. As duas são de autores consagrados, com ótima didática, e cobrem todo o programa.

      Depois, se você for fazer uma faculdade de Matemática, Estatística, Computação, Engenharia, Física, Química, Economia, convém você se aprofundar nos Fundamentos de Matemática Elementar.

      Bons estudos!

      Curtir

      1. Obrigado, pretendo cursar licenciatura em física, só tenho um ano para me preparar, você acha que 8 horas todos os dias estudando matemática e física é suficiente para aguentar o tranco? Consigo terminar o FME até lá também? (estudo rápido)

        Curtir

      2. Acredito que as duas coleções que você falou deve dar pra terminar sim. Os FME, não. Porque você vai ter que estudar todas as outras matérias, que também são cobradas no Enem e nos vestibulares. Infelizmente não é só Matemática e Física. E você ainda tem as aulas (ainda que remotas), os trabalhos e as provas da escola.

        Mas os cursos de Licenciatura (ainda mais em Física) não costumam ser muito concorridos. Você provavelmente não vai precisar dos FME pra garantir sua vaga. Mas, depois, quando estiver no primeiro ano da faculdade, convém você estudar os FME junto com as matérias do curso.

        Curtir

      3. Entendi, muito obrigado, mas vou ser teimoso, a nota de corte SISU de física aqui já foi 384, temo que não precisarei estudar tanto assim outras disciplinas, e quero muito estudar o FME de livro a livro.

        Curtir

  2. Olá, desculpe o incômodo, mas está bem ruim para baixar o Física Clássica. Poderia deixar como estava antes? Carrega mais fácil.

    Curtir

      1. Na verdade, não está dando erro, simplesmente minha internet, que é ruim, não consegue carregar. Eu consegui baixar aquela versão antiga, que estava formatada igual ao FME e o Feltre. Acabei excluindo por bobeira.

        Curtir

  3. Boa tarde, Serjão. O senhor poderia me tirar uma duvida? Iria começar a estudar pra concurso com os livros que você disponibilizou (FME + Física Clássica + Novíssima Gramatica) porém, surgiu uma oportunidade de fazer um cursinho para esse concurso. Qual das três opções o senhor acha que seria a melhor? Estudar apenas pelo cursinho, apenas com os livros ou estudar pelo cursinho como também pelos livros. Atualmente faço faculdade pelo período da tarde, então se fosse para o cursinho iria ter apenas um turno para estudar (de manhã ou a noite)
    Obrigado desde já pela atenção.

    Curtir

    1. Boa tarde, Wanderley. É difícil avaliar.

      De cara, você pode descartar estudar pelo cursinho, incluindo as aulas e as apostilas, e também por outros livros. Ainda mais que você também tem aulas da faculdade. Simplesmente não há horas no seu dia para tudo isso.

      Quanto a decidir entre o cursinho e os livros, são alguns fatores a considerar.

      Primeiro, você tem experiência de estudar por conta própria? Como foi sua preparação para entrar para a faculdade? Você fez cursinho na época? Se você não precisou de curso preparatório pro Enem ou vestibular, você pode se virar sozinho agora também. Mas se esse novo concurso for mais difícil ou mais concorrido que o Enem ou vestibular que você fez, o resultado de estudar por conta própria agora pode não ser o mesmo. E se você de fato fez cursinho preparatório antes, e acha que foi importante pra conquistar sua vaga na faculdade, é mais seguro fazer agora de novo.

      Segundo, quanto tempo falta até as provas? Três meses, seis meses, nove meses? Estudar por livros requer mais tempo que por apostilas de um curso preparatório. Se falta pouco tempo até as provas, o cursinho entrega o conteúdo que você vai precisar de maneira mais rápida. Os professores dos melhores cursinhos sabem quais são os assuntos mais cobradas nas provas, conhecem os tipos de questões mais frequentes, e direcionam as aulas para enfatizar esses assuntos e treinar essas questões.

      Terceiro, é de fato um bom cursinho? Tem um histórico de aprovações neste concurso que você vai fazer? Não falo de primeiros lugares, mas de quantidade de aprovações. Quantos ex-alunos deste cursinho foram aprovados em edições anteriores desse concurso? Ou quantos dos aprovados nos concursos anteriores fizeram este cursinho? Tem como você saber? Sem essa informação, fazer cursinho é dar um tiro no escuro.

      Em suma, se você tem experiência de estudar por conta própria; se falta seis meses ou mais até o concurso; se o cursinho não tem um histórico comprovado de aprovações no concurso; é melhor ficar por conta própria.

      Mas se você precisou de cursinho pré-Enem ou pré-vestibular; se faltam poucos meses até as provas; se o cursinho tem um bom histórico de aprovações; então é melhor fazer o cursinho.

      Qualquer que seja sua escolha… Bons estudos e boa sorte!

      Curtir

      1. Boa tarde, Serjão!! Fico feliz com a sua resposta. Então, quando estudei para o ENEM foi sozinho em casa, porém a pergunta que você fez está me deixando muito pensativo, será que vou conseguir passar nesse concurso estudando sozinho em casa sendo que ele é bem mais concorrido? Certamente irei, mas não sei qual rumo tomar. Sobre a pergunta do cursinho e do tempo da prova, particularmente não tenho pressa até a aprovação, entretanto o concurso tem limite de 23 anos para poder prestar a prova, então tenho dos meus 19 até os 23 para estudar. O cursinho parece ser relativamente ok, como nunca frequentei um cursinho antes não sei realmente dizer se ele é bom ou não, mas na pagina do instagram consta algumas aprovações dos alunos, cheguei a encontrar até dois amigos que foram aprovados.

        De qualquer forma, obrigado pela sua resposta.

        Curtir

      2. Bem, se você não tem pressa de ser aprovado, e se você conhece ex-alunos do curso que foram aprovados, então acho proveitoso você fazer o cursinho, nem que seja só pra ter a experiência. Se o cursinho não for suficiente pra você passar de primeira no concurso, você ainda terá o ano seguinte inteiro pra estudar por conta própria.

        Curtir

      1. Ensino médio
        Agradeço desde já

        ( O comentário do Hans também é meu,eu achei que não tinha enviado então fiz outro)

        Curtir

      2. Muito bem, Hans Almeida. Para a fase em que você está, os melhores livros de Cálculo são o volume 8 dos Fundamentos de Matemática Elementar e o volume 8 das Noções de Matemática. Você pode estudá-los ao mesmo tempo, pois os capítulos de um livro correspondem aos do outro. Quanto tempo você vai levar pra terminá-los depende das outras matérias que você também tem pra estudar. Mas não deve levar mais que dois, três meses.

        Depois desses livros, se você quiser se aprofundar no assunto, procure os dois volumes de Cálculo de um autor russo chamado Piskunov. Este já é um livro de graduação, feito para ser coberto em dois períodos letivos (nove meses no total).

        E depois do Piskunov, se você ainda tiver fôlego, os dois volumes de Cálculo de um autor americano chamado Apostol. Mais nove meses, pelo menos.

        Taí: seis livros pra te manter ocupado pelos próximos dois anos. Bons estudos!

        Curtir

      3. Olá! Não consigo baixar o Brasil Brasil: Uma Biografia, de Lilia Schwarcz e Heloisa Starling; como faço

        Curtir

  4. Opa, Serjão! Tudo certo?
    Cheguei recentemente aqui. Gostaria que o Sr. sanasse algumas dúvidas que tenho. Para isso, o contexto que estou inserido:
    Estou no 3º ano do ensino médio (público) e sempre fui um aluno excelente(quase um CDF), ótimas notas e um bom histórico escolar, porém sinto que o jeito que aprendi exatas foi decorando fórmulas, “musiquinhas” e isso deixou meu aprendizado de uma forma mecânica e engessada e isso me incomoda muito. Quero muito re-aprender exatas, especificamente matemática fundamental e médio (irei estudar outras matérias de exatas depois que dominar matemática básica). Desejo saber a teoria, saber manipular e explorar minha criatividade dentro dessa matéria. Os livros que recomendou, da OpenStax no post de Mát1, serão o que procuro para chegar no meu objetivo? Pergunto pois não sei se indicou os mesmos para quem precisa revisar um assunto para o vestibular.
    Acredito que terei dificuldades para estudar o material em inglês e com o sistema americano, mas não será impossível. Também pretendo ir estudando inglês com os materiais que disponibilizou, acho que pode ir facilitando.

    Tem algum texto de motivação para quem está meio desanimado/com dificuldades para a escolha de profissão e carreira? Penso que estou sofrendo com essa pandemia.

    Curtir

    1. Olá, Lucas! Os livros da OpenStax são excelentes para o que você quer. Eu costumo indicar esses livros pra quem não teve uma boa base em matemática no Ensino Fundamental. Você tanto pode baixar os livros gratuitos em PDF quanto pode acessá-los online, como páginas web. Se você optar pelas versões online, os navegadores Chrome e Edge podem traduzir automaticamente o texto para o português. Fica quase perfeito!

      E sobre a parte motivacional, tem sim aqui no Guia do CDF algumas páginas, listadas separadas das postagens normais. Procure na seção de “Páginas Especiais”.

      Curtir

  5. Serjão, boa noite! Eu sei que não é o foco do blog, mas o que você acha da qualidade do material de cursinhos reconhecidos, como o Hexag e o Bernoulli? O Hexag disponibiliza gratuitamente material todo ano: (https://cursinhoparamedicina.com.br/hexag-solidario). Já o Bernoulli, vou te mandar o material em outro comentário para você dar uma olhada sem ter que publicar o link (já que não é o intuito do blog).
    Eu não quero me preparar para o enem, mas deu vontade de ler algumas apostilas para dar uma introdução de alguns assuntos que não domino e depois partir para livros didáticos mais elaborados. É porque elas são curtas e sei lá, deu vontade de ver como esses cursinhos elaboram as coisas. Eu te pergunto porque não tenho certeza da qualidade do texto, então posso estar lendo algo que seja, digamos, duvidoso?

    Se puder responder, gratidão pela resposta!

    Curtir

    1. As apostilas do Bernoulli eu já conheço, as do Hexag, não. Também conheço as do Objetivo e do Poliedro. O conteúdo que elas trazem é tão confiável quanto dos melhores livros didáticos. Porém, elas são feitas para serem trabalhadas em salas de aula, sobretudo, com algumas atividades em casa. Por isso, trazem explicações teóricas sucintas, e exercícios sem soluções ― às vezes, sem nem respostas. Porque, se alguma coisa não ficar clara para os estudantes, eles terão os professores a quem perguntar. Por isso eu não recomendo apostilas aqui no Guia do CDF, onde procuro indicar materiais mais apropriados para o estudo autodidata, isto é, sem auxílio de professores. Mas se você consegue aprender bem por apostilas, siga com elas.

      Curtir

  6. Olá, Serjão! Você tem indicação para bons livros de geografia para leigos (é sério, entendo nada de geografia)? Valeu 😀

    Curtir

    1. Aqueles de livre acesso das grandes editoras (veja em “Como Estudar Ciências Humanas”) servem como introdução ao assunto.

      Curtir

  7. Boa tarde, Mestre Serjão! Obrigado por disponibilizar todo esse material. Uma dúvida: quando tento abrir os FME me dá um erro de que é preciso instalar o Adobe Reader ou atualizá-lo. Sabe como resolvê-lo? Já possuo a última versão do software e a extensão no Chrome.
    Obrigado mais uma ves.

    Curtir

    1. Este é um arquivo especial chamado Portfólio PDF. Basicamente, é um PDF com outros PDFs dentro. Fiz assim pra manter a coleção toda junta.

      O inconveniente é que esse tipo de arquivo não abre nos navegadores (Chrome, Firefox). Você tem que baixar o arquivo e abri-lo no Adobe Reader.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s